Graceful Premium Apartments
Situado na mais alta colina da capital, no Bairro da Graça, este edifício composto por dois pisos acima do solo acompanha o perfil inclinado da Rua da Bela Vista à Graça. O edifício, de construção anterior a 1951, caracteriza-se pela sua traça antiga e lajes em madeira maciça.
O projeto conjuga reabilitação com ampliação e o elevado estado de degradação do edifício pressupôs uma demolição interior acompanhada por um reforço estrutural com lâminas de microbetão armado, mantendo a fachada e as caixas de escada em paredes de tabique e cruz de Stº. André.
À chegada ao solo, a escavação desenvolveu-se em painéis alternados para execução de contenção de Berlim e fundações em betão armado, nascendo uma estrutura metálica porticada até à cobertura.
O processo construtivo é dotado de uma variedade de soluções estruturais encontradas para cumprir com as exigências do projeto. Desde fundações em betão armado, lajes compostas por vigas lameladas e placas viroc, pórticos metálicos, lajes colaborantes e coberturas em zinco, conferem ao edifício uma riqueza visual do ponto de vista construtivo e dos materiais, sem descaracterizar a sua natureza tradicional, mantendo a sua arquitetura lisboeta com fachadas revestidas a azulejo, cantarias em pedra Lioz bujardada, portadas interiores, escadas em madeira maciça e portas principais em madeira exótica com postigo.
A ampliação de mais dois pisos e o acréscimo de um bloco no antigo espaço de logradouro, tornaram o edifício mais imponente e permitiram a criação de 14 apartamentos para um estilo de vida cosmopolita com todas as comodidades, melhorando o comportamento térmico e acústico, introduzindo sistemas de climatização e aquecimento de água de alta eficiência energética, bem como toda uma infraestrutura elétrica e de telecomunicações que cumprem as necessidades do quotidiano, encontrando o equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo.