S. João da Mata
Esta obra trata de um projeto de reabilitação e ampliação de um edifício multifamiliar localizado na rua de São João da Mata 156, zona nobre e história da cidade de Lisboa. O edifício existente era composto por estruturas em alvenaria de pedra aparelhada nas paredes de fachada e em madeira aplicada no suporte e constituição dos pavimentos. A intervenção envolveu a construção de 7 modernas habitações distribuídas por 4 pisos, garantindo a conservação dos elementos arquitetónicos que caracterizam o local.
O avançado estado de degradação implicou a execução de numa nova estrutura mista envolvendo betão armado e estrutura metálica. De forma a garantir a manutenção das paredes de fachada, as mesmas foram reforçadas através de uma lâmina de microbetão que em conjunto com os novos pórticos pilar-viga suportam as ações exercidas. A introdução de cave para estacionamento e áreas técnicas incluiu um projeto de contenção periférica onde foi adotada uma solução de fundações especiais através de microestacas e paredes tipo Berlin.
A nova cobertura inclinada é constituída por estrutura metálica com aplicação rigorosa dos isolamentos térmico e acústico que garantem o conforto no interior das habitações. A introdução de mansardas na métrica e ritmo existentes confere ainda maior iluminação natural que culmina com vista privilegiada sobre o azul do rio tejo.